Triângulo da Vida

O Triângulo da Vida

O Triângulo da Vida

 

Em caso de sismo, tenham em mente os conselhos dados por especialistas que trabalham em salvamento em estruturas colapsadas causadas por abalos sísmicos e desabamento de vertentes.

 

Em qualquer desabamento existe 100% de sobrevivência para as pessoas que usam o que se denomina “O Triângulo de Vida”.

E o que é  ”O Triângulo de Vida”?

Quando um edifício desaba, o peso do teto cai sobre os objetos ou móveis esmagando-os sob o peso dos escombros, mas, ao lado desses objetos ou móveis, fica um espaço vazio. Esse é o espaço que se chama de “O Triângulo de Vida”.

Quanto maior o objeto, quanto mais pesado e forte, menos ele se compactará. Quanto menos o objeto se compacte pelo peso, maior será o espaço vazio ou “buraco” ao lado do mesmo; portanto, maior será a possibilidade de que a pessoa que esteja usando esse espaço vazio não sofra ferimentos sérios.

Quando você assistir a um filme com um edifício desabando, conte os “triângulos” (ou seja: espaços vazios), que se formam. Estão em todas as partes do edifício!

Sigam as instruções que se seguem:

1- Qualquer pessoa que se “cubra” ou se coloque embaixo de algo, quando o edifício cai, é esmagada. Toda vez que as pessoas se colocam embaixo de camas, automóveis, mesas, sempre são esmagadas. Não faça isto!

2- Gatos, cachorros e bebês, em caso de perigo, se colocam em “posição fetal”. Você deve fazer o mesmo em caso de sismo. É um instinto natural de sobrevivência! Qualquer pessoa pode sobreviver em um buraco pequeno, perto de um sofá; perto de qualquer objeto grande que seja esmagado. Ali, sempre, sobrará um espaço vazio circundando o mesmo.

3- Os edifícios de madeira são as construções mais seguras para estar durante um terremoto. Por uma simples razão: a madeira é flexível e “se move” com a força do terremoto. Se o edifício desaba, criam-se grandes espaços vazios. Inclusive, uma construção de madeira tem menos peso de queda, do que tijolos e betão.

4- Se você está numa cama, durante a noite, e, acontece um terremoto, simplesmente, gire seu corpo até o piso. Existe um grande espaço vazio ao redor da cama (não embaixo dela). Os hotéis de todo o mundo teriam uma taxa maior de sobreviventes entre seus hóspedes, se colocassem um grande cartaz atrás das portas dos apartamentos, que dissesse, expressamente, que em caso de sismo, as pessoas devem “deitar-se ao lado da cama”, durante o abalo sísmico.

5- Se começar um sismo, enquanto você esta vendo TV e não puder sair facilmente por uma porta ou janela, deite-se em posição fetal, ao lado de um sofá, poltrona, cadeira grande ou um móvel grande.

6- Qualquer pessoa que fique embaixo do umbral, soleira, de uma porta, quando um edifício desaba, pode morrer! Por quê? Porque se você está em pé, embaixo da moldura de uma porta e essa moldura cede e se move para frente ou para trás, você pode morrer esmagado por todo o teto que existe acima de você. Se a moldura da porta cair para algum lado, a moldura vai cortar você pela metade, com todo o peso que vai receber em cima. De qualquer maneira, você vai morrer, portanto, não fique embaixo da moldura de uma porta, em caso de terremoto.

7- Dentro do possível, nunca saia do edifício por escadas. As escadas têm diferentes “momentos de frequência” (cada degrau, por estarem em alturas diferentes, age à sua maneira) e se movem de forma diferente do resto do edifício.

8- Posicione-se perto das paredes externas do edifício; ou melhor, ainda: fora dessas paredes, se for possível. É muito melhor estar fora de um edifício, do que dentro dele. Quanto mais “dentro” do perímetro (parte interior) do edifício, mais evidente será que sua saída se encontre bloqueada. Quanto mais “fora”, mais fácil será fugir ou ser salvo.

9- Se você está dentro de um automóvel, no interior de um edifício, saia imediatamente e sente-se ou se deite ao lado do mesmo. Seja o que for que caia sobre o carro, sempre deixará um espaço vazio ao seu redor.

 

This web site has been created by and is provided by VolunteerRescue of SKRPC Holdings Inc., Fernie, BC, Canada.