Erosão Costeira

A erosão costeira é um processo natural que afeta grande parte das praias do mundo e, basicamente, ocorre quando a taxa de remoção de sedimentos é maior do que a de deposição. Inúmeros são os fatores que causam este desequilíbrio entre “o que chega” e “o que sai”, tais como tempestades, elevação do nível relativo do mar, falta de fonte de sedimentos, correntes paralelas à costa, entre outros. O resultado desse desequilíbrio é a migração da linha de costa em direção ao continente, e um terreno que, por exemplo, hoje está longe da praia pode, no futuro, ser a praia.

Apesar de ser um fenômeno natural, a erosão pode ser considerada como problema a partir do momento em que causa perdas e danos a propriedades e construções, sejam elas públicas ou privadas. Em 1985, Bird publicou um estudo da International Geographical Union´s Commission on the Coastal Environment mostrando que 70% da linha de costa do mundo encontrava-se em retração. Levando-se em consideração que a grande maioria das pessoas vive no ambiente costeiro, onde se localizam os maiores centros urbanos, podemos notar que muitos são afetados pelas conseqüências deste fenômeno.

Com a intenção de mitigar os efeitos da erosão ou tornar as costas mais propícias ao desenvolvimento de atividades como agricultura, ocupação e navegação, o homem, desde quando deixou de ser nômade e adotou o sedentarismo, utiliza-se de métodos de proteção costeira. Esses métodos nada mais são do que tentativas de imitar a natureza. Ou seja, ao observar que numa praia arenosa a linha de costa está em retração enquanto que num costão rochoso ela quase não se move, o homem constrói uma estrutura semelhante a uma parede de pedra.

Os métodos de contenção são geralmente divididos em dois tipos básicos: os “leves” e os “pesados”. As medidas que não envolvem a construção de estruturas rígidas na praia são chamados de “leves”; os métodos “pesados” envolvem obras de engenharia construídas na praia, com o objetivo de reter sedimentos, diminuir a energia da onda incidente ou impedir o avanço do mar.

Gráfico 1: Taxa média de recuo na zona costeira, em Portugal continentalTabela 1: Exposição da zona costeira, de Portugal continental, à erosão costeira

 

 

Texto por:

Juliana Costi

This web site has been created by and is provided by VolunteerRescue of SKRPC Holdings Inc., Fernie, BC, Canada.