O que é a SAR TEAM?

 

É uma Associação de Voluntariado de Proteção Civil devidamente constituída e com CAE 84250 – “Atividades de proteção civil” com uma equipa de intervenção para situações de emergência, que no contexto da legislação Portuguesa esta inserida nos voluntários de Proteção Civil, OVPC (Organização Voluntaria de Proteção Civil) que têm como objetivo apoiar as Autoridades Publicas de Proteção Civil, sobre a Lei de bases de Proteção Civil n.º27/2006 e as alterações introduzidas pela Lei n.º80/2015, é constituída por Operadores, Técnicos, Técnicos Especialistas, Enfermeiros e Médicos com valência em várias áreas de salvamento especial.

 

Com quadro de hierarquia próprio, sobre o disposto internacionalmente em equipas similares, com comando de coordenação e respectivos oficiais de ligação com as entidades publicas em caso de acidente ou catástrofe. 

Dispõe de todo o material necessário às operações que se compromete na sua missão.

A SARTEAM é membro fundadora da EVOLSAR - Associação Europeia de Equipas Voluntarias de Proteção Civil, a qual em conjunto formam uma TASK FORCE com mais de 500 operacionais para responderem a nível Europeu a situações de emergência e catástrofe.

Missões com presença de membros EVOLSAR:

"Tornado Algarve"-2012

"Cheias Servia e Bosnia"-2012

"Sismo Tibete"-2015

"Sismo Italia"-2016

Esta equipa efetua treinos e simulações nacionais e internacionais, envolvendo sempre multi agências.

Exercicios com presença EPS SAR TEAM:

RESCUE 2013 - Italia

SAR DAY 2013 - Portugal

RESCUE 2014 - Italia

SAR DAY 2014 - Portugal

RECOVERY 2015 - Malta

RESCUE 2016 - Italia

SAR DAY 2016 - Portugal

SYNERGISING 2017 - Malta

Áreas de intervenção/atuação:

WSAR - Busca e salvamento aquático (águas bravas, cheias, inundações, canyoning, rafing)

MSAR - Busca e salvamento de montanha (baixa, alta, gelo, falésia, espeleologia)

USAR - Busca e salvamento urbano (fogo, estruturas colapsadas, espaços confinados, estruturas e altura)

SA - Salvamento Animal (Salvamento animal de locais de dificil acesso)

K9 - Busca técnica com binómios

FOGO (FLORESTAL)- Apoio e combate inicial sapador, evacuações e gestão logística de apoio.

SAÚDE - Apoio sanitário em catástrofe, situações de conflito (enfermagem, socorrismo, etc)

ACT. DE PROTECÇÃO CIVIL - Organização de simulacros, formação a sociedade, seminários etc.

Obs.:Todos os operacionais têm formação diferenciada e conforme modelos internacionais NFPA e INSARAG 


Na condição de Comandante da “SARTEAM”, visando única e exclusivamente garantir a transparência dos trabalhos operacionais executada pela "Força SARTEAM" presto as seguintes informações a todos os interessados. 

1º - A Força SARTEAM é o braço operacional da Associação de Voluntarios de Proteção Civil, é uma Organização Voluntaria de Proteção Civil - OVPC, Civil e Democrática, sem qualquer vínculo com o poder público, todas as despesas administrativas e operacionais são pagas através da anuidade dos associados e doações realizadas.

2º - Todos os membros operacionais são voluntários e não possuem qualquer vínculo de trabalho, todos os serviços prestados, são prestados de acordo com a Lei do Voluntário - Lei n.º 71/98. D.R. n.º 254, Série I-A de 1998-11-03, que estabelece as Bases do enquadramento jurídico do voluntariado.

3º - Não existe qualquer tipo de “Patente ou Graduação Militar” que se assimilem às Forças Armadas ou Policiais que possa induzir terceiros a erros (nem simbolicamente).

4º - Os uniformes dos operacionais encontram-se regulamentados no Regulamento interno, e só devem ser utilizado em missões ou se previamente autorizado, conforme o art.º n.º 8, alínea "f" do mesmo Regulamento.


5º - Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de cobrança, venda ou oferta de conteudos formativos realizado em nome da SARTEAM que não seja comunicado através do nosso site https://epssarteam.vr-sar.org
.


6º - Todos os abusos ou quaisquer ações ilegais praticada, sem as devidas autorizações prévias do orgão máximo da força, que não estejam de acordo com o Estatuto Social, serão de responsabilidade isolada de cada operacional ou não, e serão tomadas imediatamente as devidas providencias legais, incluindo a comunicação às Autoridades competentes de acordo com a gravidade dos fatos. 

Fico à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que julguem importantes.

Atenciosamente

Francisco Rocha

Comandante da SAR-TEAM 
E-mail: franciscorocha.eps@gmail.com
TEL: 00351 910 911 112


 

This web site has been created by and is provided by VolunteerRescue of SKRPC Holdings Inc., Fernie, BC, Canada.