O que é a SAR TEAM?

 

É uma Associação de Voluntariado de Proteção Civil devidamente reconhecida pela ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) como OVPC (Organização de Voluntários de Proteção Civil) segundo a Portaria 91/2017 de março, constituída e com CAE 84250 – “Atividades de proteção civil” com uma equipa de intervenção para situações de emergência, que têm como objetivo apoiar as Autoridades Publicas de Proteção Civil, sobre a Lei de bases de Proteção Civil n.º27/2006 e as alterações introduzidas pela Lei n.º80/2015, é constituída por Operadores, Técnicos, Técnicos Especialistas, Enfermeiros e Médicos com valência em várias áreas de salvamento especial.

 

Com quadro de hierarquia próprio, sobre o disposto internacionalmente em equipas similares, com comando de coordenação e respectivos oficiais de ligação com as entidades publicas em caso de acidente ou catástrofe. 

Dispõe de todo o material necessário às operações que se compromete na sua missão.

A SARTEAM é membro fundadora da EVOLSAR - Associação Europeia de Equipas Voluntarias de Proteção Civil, a qual em conjunto formam uma TASK FORCE com mais de 500 operacionais para responderem a nível Europeu a situações de emergência e catástrofe.

Missões com presença de membros EVOLSAR:

"Tornado Algarve"-2012

"Cheias Servia e Bosnia"-2012

"Sismo Tibete"-2015

"Sismo Italia"-2016

"Grandes Incêndios" 2017

"Queda de Helocóptero INEM" 2018

Esta equipa efetua treinos e simulações nacionais e internacionais, envolvendo sempre multi agências.

Exercicios com presença EPS SAR TEAM:

RESCUE 2013 - Italia

SAR DAY 2013 - Portugal

RESCUE 2014 - Italia

SAR DAY 2014 - Portugal

RECOVERY 2015 - Malta

RESCUE 2016 - Italia

SAR DAY 2016 - Portugal

SYNERGISING 2017 - Malta

SIMULEX19 2019 - Malta

Áreas de intervenção/atuação:

WSAR - Busca e salvamento aquático (águas bravas, cheias, inundações, canyoning, rafing)

MSAR - Busca e salvamento de montanha (baixa, alta, gelo, falésia, espeleologia)

USAR - Busca e salvamento urbano (fogo, estruturas colapsadas, espaços confinados, estruturas e altura)

SA - Salvamento Animal (Salvamento animal de locais de dificil acesso)

K9 - Busca técnica com binómios

FOGO (FLORESTAL)- Apoio e combate inicial sapador, evacuações e gestão logística de apoio.

SAÚDE - Apoio sanitário em catástrofe, situações de conflito (enfermagem, socorrismo, etc)

ACT. DE PROTECÇÃO CIVIL - Organização de simulacros, formação a sociedade, seminários etc.

Obs.:Todos os operacionais têm formação diferenciada e conforme modelos internacionais NFPA e INSARAG 


Na condição de Comandante da “SARTEAM”, visando única e exclusivamente garantir a transparência dos trabalhos operacionais executada pela "Força SARTEAM" presto as seguintes informações a todos os interessados. 

1º - A Força SARTEAM é o braço operacional da Associação de Voluntarios de Proteção Civil, é uma Organização Voluntaria de Proteção Civil - OVPC, Civil e Democrática, sem qualquer vínculo com o poder público, todas as despesas administrativas e operacionais são pagas através da anuidade dos associados e doações realizadas.

2º - Todos os membros operacionais são voluntários e não possuem qualquer vínculo de trabalho, todos os serviços prestados, são prestados de acordo com a Lei do Voluntário - Lei n.º 71/98. D.R. n.º 254, Série I-A de 1998-11-03, que estabelece as Bases do enquadramento jurídico do voluntariado.

3º - Não existe qualquer tipo de “Patente ou Graduação Militar” que se assimilem às Forças Armadas ou Policiais que possa induzir terceiros a erros (nem simbolicamente).

4º - Os uniformes dos operacionais encontram-se regulamentados no Regulamento interno, e só devem ser utilizado em missões ou se previamente autorizado, conforme o art.º n.º 8, alínea "f" do mesmo Regulamento.


5º - Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de cobrança, venda ou oferta de conteudos formativos realizado em nome da SARTEAM que não seja comunicado através do nosso site https://epssarteam.vr-sar.org
.


6º - Todos os abusos ou quaisquer ações ilegais praticada, sem as devidas autorizações prévias do orgão máximo da força, que não estejam de acordo com o Estatuto Social, serão de responsabilidade isolada de cada operacional ou não, e serão tomadas imediatamente as devidas providencias legais, incluindo a comunicação às Autoridades competentes de acordo com a gravidade dos fatos. 

Fico à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que julguem importantes.

Atenciosamente

Francisco Rocha

Comandante da SAR-TEAM 
E-mail: franciscorocha.eps@gmail.com
TEL: 00351 910 911 112


 

Organização reconhecida como OVPC pela ANEPC

This web site has been created by and is provided by VolunteerRescue of SKRPC Holdings Inc., Fernie, BC, Canada.