A Capital da Nova Zelândia: Ameaçada por um enorme tasunami
Cientistas do Instituto Nacional de Água e Pesquisa Atmosférica da Nova Zelândia, advertiram que a capital do país, a cidade de Wellington, em caso de um terremoto com uma magnitude de pelo menos 7 graus Richter, poderia ser ameaçada por um enorme tsunami.
Os terremotos de tal força pode causar um deslizamento de terra na garganta que está localizado na parte inferior do Estreito de Cook, a 10 km das áreas costeiras da cidade. O descarrilamento, ou o deslizamento do solo, pode causar uma onda do tsunami que atingiria a capital em 12 minutos logo após o terremoto.
O geólogo Joshu Mountjoy indica que a cada 100 anos no canyon, na parte inferior do Estreito de Cookm você cria um deslizamento de terra que movimenta 50 milhões de metros cúbicos de rocha. No entanto, no século XX, a região em causa, nem teve tão fortes terremotos têm ocorrido para causar um tsunami.
No pior dos casos, de acordo com o Ministério da Defesa Civil e Situações de Emergência, que é a altura do tsunami pode ser de 10,3 metros, o número de vítimas poderia ser 2.300 pessoas, enquanto o número de feridos poderia ser 4.800 pessoas, a perda econômica de 5,3 bilhões de dólares NZ, por isso também está escrito no jornal The New Zealand Herald.
Em 1855, a leste de Wellington, na região de Wairarapa, houve um terremoto de magnitude 8,2. O resultado foi um tsunami, a altura do que variou entre 8-10 metros.