ONU disposta a reforçar ajuda de emergência aos Balcãs

O secretário-geral da ONU, Ban ki-moon, afirmou-se na terça-feira preocupado com o "impacto devastador" das inundações nos Balcãs e ofereceu mais ajuda de emergência aos países afetados.

A ONU, disse em comunicado, está pronta para "mobilizar mais apoio humanitário se for necessário" para aliviar a situação das populações da região.

Ban Ki-moon lembrou que as inundações são as piores dos últimos 100 anos e que já provocaram mais de 50 mortos, obrigando mais de 70.000 pessoas da Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Croácia a deixarem as suas casas.

"As Nações Unidas e os parceiros humanitários estão a trabalhar com as autoridades nacionais, apoiando os esforços de coordenação e avaliação e dando ajuda e equipamentos, incluindo unidades de depuração de água, equipamentos de higiene e outro material de emergência", assinalou o secretário-geral.

O Programa Alimentar Mundial iniciou as operações de emergência na zona afetada 36 horas depois do início das inundações com o envio de equipas para a Sérvia.

Com o apoio da Itália e da Noruega aviões transportaram para os locais afetados materiais como geradores, tanques de água e equipamentos para depurar a água. À Bósnia já chegaram tendas e depuradores de água e em breve partirá um avião do Dubai, transportando alimentos.

This web site has been created by and is provided by VolunteerRescue of SKRPC Holdings Inc., Fernie, BC, Canada.