Bióloga portuguesa descobre nova espécie de escaravelho

 

Uma nova espécie de escaravelho sem asas e sem olhos viáveis foi descoberto pela bióloga portuguesa Ana Sofia Reboleira, na Abecássia, na gruta considerada o maior abismo da terra, onde o inseto vive em total escuridão.

De acordo com a bióloga, trata-se de "um escaravelho carabídeo desprovido de asas e de olhos viáveis" que desenvolveu características de "adaptação à vida sem luz e às condições inóspitas" da gruta mais profunda do mundo.

O inseto, com "cerca de sete milímetros de comprimento, despigmentado e que apresenta um alargamento das antenas" para compensar a falta de visão, tem o nome científico de Duvalius abyssimus, numa "alusão ao maior abismo da terra, onde foi encontrado", disse à agência Lusa Ana Sofia Reboleira.

A gruta, denominada Krubera-Vorónia, localiza-se na Abecássia, uma área remota perto do Mar Negro nas montanhas do Cáucaso Ocidental, e tem uma profundidade de -2197 metros abaixo do nível do solo.

"É a única caverna do mundo que ultrapassa os dois quilómetros de profundidade, sendo considerada a última fronteira da exploração biológica na terra e apelidada por alguns como o 7.º continente", frisou a bióloga.

Nas grutas onde a temperatura ambiente "é inferior a 5º C" a prospeção biológica exige, segundo Sofia Reboleira, "uma grande preparação técnica e física e uma grande resistência psicológica", sendo necessário permanecer "vários dias no interior da Terra" para onde "todo o equipamento é transportado pelos expedicionários ao longo dos seus mais de dois quilómetros de profundidade".

A nova espécie de inseto foi recolhida durante os trabalhos bioespeleológicos coordenados pela bióloga (da Universidade de Aveiro) e pelo seu colega espanhol Alberto Sendra (do Museu Valenciano de História Natural), realizados durante as expedições Ibero-Russas do Cavex Team -- International Cave Exploration Team, à gruta mais profunda do mundo em 2010 e 2013.

A descoberta foi descrita pela cientista portuguesa em colaboração com Vicente M. Ortuño (da Universidade de Alcalá, Espanha) e publicado recentemente na revista científica Zootaxa.

A espécie é para já conhecida na gruta Krubera-Vorónia, mas Sofia Reboleira considera "provável que habite outras cavidades do vale glaciar de Ortobalagan", onde se situa a gruta.

Esta descoberta vem juntar-se a outras cinco espécies novas encontradas na mesma gruta por Sofia Reboleira, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Biologia e no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, onde desenvolve trabalho de investigação, centrado sobretudo na área da Biologia Subterrânea.

This web site has been created by and is provided by VolunteerRescue of SKRPC Holdings Inc., Fernie, BC, Canada.