Tornado ocorrido no concelho de Paredes a 04 de janeiro de 2014

No dia 4 de janeiro último, o estado do tempo em Portugal Continental foi condicionado pela presença de um anticiclone centrado sobre a região do arquipélago da Madeira e por uma depressão muito cavada centrada a oeste das Ilhas Britânicas. Uma corrente de jato com orientação geral noroeste-sudeste, situada a oés-noroeste de Portugal Continental, forçava a existência de divergência em altitude (e consequente convergência à superfície) na região litoral norte. Às 0000UTC, esta mesma região, estava a deixar de ser afetada pela superfície frontal fria. Em ar pós-frontal, com intrusão de ar mais seco estratosférico na troposfera, com valores elevados de CAPE e com uma rotação horária do vento em altitude (com intensificação associada), o denominado veering, constituem condições para a existência de conveção organizada.

Com efeito, durante a madrugada, eram identificáveis algumas células convectivas a oeste da costa norte portuguesa. Diversos relatos mostraram a ocorrência de queda de granizo/saraiva, em Matosinhos, em Leça da Palmeira, na Maia e em Valongo, e posteriormente os estragos provocados pela passagem de um tornado no concelho de Paredes (várias freguesias afetadas), nomeadamente: o destelhamento (parcial ou total) de habitações e armazéns; postes em cimento, metal ou de madeira partidos ou torcidos; árvores de grande porte tombadas pela raíz ou partidas pelo seu tronco; destroços diversos espalhados a várias dezenas ou centenas de metros; etc; consistentes com a trajetória seguida por uma supercélula, identificada nas imagens radar como SC1 (ver figura 01 - a) e - b) abaixo).

Esta supercélula teve um ciclo de vida, no mínimo, de 3 horas, e entre as 0300 UTC e as 0315 UTC provocou a maior parte dos danos no concelho de Paredes. Pelos estragos que foi possível verificar da análise de diversos documentos, admite-se que a intensidade do tornado se deverá ter situado na gama T3 (escala de Torro) equivalente ao nível F1 (escala de Fujita), ou seja, tendo associados ventos máximos instantâneos até 184 kmh-1.

This web site has been created by and is provided by VolunteerRescue of SKRPC Holdings Inc., Fernie, BC, Canada.