Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido a chuva, vento e agitação marítima

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje para o agravamento das previsões de chuva, vento e agitação marítima em sete ilhas dos Açores nas próximas horas, colocando-as sob aviso amarelo.

 
 
As cinco ilhas do grupo central (Graciosa, Terceira, S. Jorge, Pico e Faial) estão sob aviso amarelo (o segundo menos grave numa escala de quatro) entre as 18:00 e as 03:00 de segunda-feira por causa de "vento relativo a rajada máxima" (85 a 100 quilómetros por hora).
Por outro lado, as mesmas ilhas estão sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e a mesma hora de segunda-feira por causa da chuva.
Também o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) estão sob aviso amarelo por causa da chuva (até às 18:00 de hoje), do vento de "velocidade média e rajada máxima" até à meia-noite e da agitação marítima com "altura significativa das ondas" também até à meia-noite.
A Proteção Civil dos Açores recomenda à população a "adoção de comportamentos adequados" na sequência destes avisos do IPMA, como "manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas", fazer "uma condução defensiva, reduzindo a velocidade" ou garantir a "fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas".
O serviço regional de proteção civil pede ainda "especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas" e desaconselha "atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar".
Fonte: MP // MSF
This web site has been created by and is provided by VolunteerRescue of SKRPC Holdings Inc., Fernie, BC, Canada.